Alerta contra sarampo preocupa Governo de Minas

5,3 milhões de pessoas, de 1 a 29 anos, não tomaram a vacina que previne o sarampo. A situação, que já lança um alerta, preocupa ainda mais devido ao surto enfrentado em São Paulo. No estado vizinho, mais de 633 casos foram confirmados. Neste ano, em Minas, quatro pacientes tiveram o diagnóstico positivo para a enfermidade. Ao todo, foram 190 notificações em 73 cidades, conforme dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES).

A orientação é que os não imunizados procurem os centros de saúde para tomar a dose contra o sarampo. A recomendação é ainda maior porque a campanha nacional de vacinação, realizada todos os anos em agosto, foi adiada para outubro.

Continua depois da publicidade

Segundo Virgínia Antunes, vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), mesmo as pessoas que já tomaram uma dose da vacina precisam reforçar com a segunda. Ela alerta para as complicações decorrentes da enfermidade, que podem levar à morte. Segundo Virgínia, a situação é ainda mais grave em crianças menores de 1 ano desnutridas e pessoas com redução da atividade ou eficiência sistema imunológico. A vacina está disponível em todos os postos de saúde.