Brasil se aproxima de duas mil mortes por dengue em 2024; Minas Gerais soma mais de 320 óbitos

O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. O país também se aproxima de 2 mil mortes pela doença e cerca de 2.400 estão em investigação.

A faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos, que concentra a maior parte dos casos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

Continua depois da publicidade

Minas Gerais está entre as unidades da Federação com maior incidência da doença. 

O estado registrou um total, de mais de 5.600 casos confirmados para a doença. Até o momento, há 324 óbitos confirmados por dengue no estado e 769 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram confirmados 51 óbitos e 34 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação pela doença em Minas Gerais.

Em Divinópolis, já são 3 mortes por dengue confirmadas e outras 12 estão em investigação e para agravar o quadro, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), confirmou a circulação do vírus da dengue tipo 2, responsável pelas epidemias dos anos 2007, 2008 e 2009. Há anos que o vírus não circulava no município, portanto, a população que não teve contato com o patógeno não desenvolveu anticorpos, e, por isso, está mais exposta ao vírus.

A Semusa lembra a todos que é fundamental eliminar recipientes domésticos que possam armazenar água; manter caixa d’água tampada; lavar bebedouros dos pets; jogar água sanitária ou cloros nos ralinhos que são pouco utilizados. Lembra ainda, que a maioria dos focos ainda se encontram dentro das residências.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H