Campanha contra acidentes envolvendo a rede elétrica é lançada

Uma campanha que começa nesta semana alerta para o risco de acidentes envolvendo a rede elétrica. Somente no ano passado, 271 pessoas morreram em consequência desse tipo de acidente. O levantamento foi divulgado pela Abradee, Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica. Mais da metade das mortes ocorreram durante obras de construção ou manutenção.

A campanha tem o slogan “É aí que mora o perigo”, e espera sensibilizar a população sobre os riscos de lidar com a rede elétrica sem o devido cuidado.

Continua depois da publicidade

A Abradee reúne as 41 maiores distribuidoras de energia do país. As empresas identificaram, além das construções, outros seis tipos muito comuns de acidentes envolvendo a rede elétrica: operação com uso de guindastes, cabos de energia soltos no chão, poda de árvore, pipa presa no fio, conserto ou instalação de antena de TV e ligações elétricas clandestinas – os chamados “gatos”.

Especialistas orientam que, se você testemunhar alguém tomando uma descarga elétrica, deve usar algum objeto isolante para afastar a vítima da eletricidade. Pode ser um cabo de vassoura ou um pedaço de borracha, por exemplo. Nada de metal. Em seguida, peça ajuda ao Samu, pelo telefone telefone 192.