Enderson cita exemplo do Inter, faz alerta ao Cruzeiro e reforça objetivo: ‘Título da Série B’

(Foto: Felipe Oliveira/Divulgação)

Novo técnico do Cruzeiro, Enderson Moreira tem experiência na Série B. Sob seu comando, Goiás e América garantiram acessos à Série A em 2012 e 2017, respectivamente. Por conhecer a competição, o treinador fez um alerta ao clube celeste: se não tiver concentração, determinação e uma equipe competitiva, sofrerá na disputa por uma vaga na Primeira Divisão.

Enderson relembrou o exemplo do Internacional, em 2017, ano que o treinador foi campeão do torneio no comando do América. Na oportunidade, o Colorado era o favorito para levantar o troféu, mas acabou só como vice-campeão depois de perder a concentração ao longo do torneio e não conseguir mais alcançar a ponta da tabela.

Continua depois da publicidade

“As vezes um gigante cai e fica na ilusão de que vai passear na Série B. E não vai. Se você não tiver determinado e concentrado, se não tiver uma equipe competitiva, você vai sofrer muito na Série B. Eu participei em 2017 com o América, o Inter tinha caído, e o América foi campeão. O Inter, em alguns momentos, estava tranquilo, depois relaxou e teve dificuldade para buscar a ponta”, relembrou.

“São exemplos que temos na cabeça de iniciar o primeiro jogo sabendo que é decisão e a gente não pode vacilar. O campeonato de pontos corridos você pode perdê-lo já a partir do primeiro jogo”, analisou Enderson. “A gente precisa, de alguma forma, entender as dificuldades. O maior desafio é entender o que a gente vai enfrentar”, complementou o treinador.

Nas primeiras entrevistas como treinador do Cruzeiro, Enderson tem destacado, no entanto, que acredita no potencial do elenco celeste. Ele, inclusive, já elogiou a espinha dorsal do time, formada pelos mais experientes: Fábio, Edilson, Leo, Ariel Cabral, Jean, Robinho e Marcelo Moreno.

“Um clube como o Cruzeiro, quando cai, ele precisa fazer uma Série B sem sustos. Ele precisa fazer uma Série B sem deixar para a última rodada o acesso, sem deixar para o final. Ele precisa garantir o acesso de maneira gradativa, mas com firmeza, segurança. Não tenha dúvida que o objetivo claro é o título. É ser o primeiro”, finalizou.

Com a paralisação dos compromissos em função da pandemia de coronavírus, Enderson Moreira ainda não teve oportunidade de comandar um treino sequer na Toca da Raposa II. Inicialmente, o calendário marcava a estreia da Raposa na Série B para o primeiro fim de semana de maio, mas isso não deverá acontecer. Ainda não há sequer uma ideia de data para o início do torneio.