NO AR:

0h às 4h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Enem dos Concursos: prazo para o pagamento da taxa termina nesta sexta-feira (16)




Na corrida contra o tempo, candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, enfrentam o prazo final para a quitação das taxas de inscrição nesta sexta-feira, (16). O processo, que é a porta de entrada para uma variedade de cargos públicos, exige dos participantes o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), com valores estipulados em R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para os de nível médio.

Esta etapa do concurso tem registrado uma movimentação intensa, com cerca de 270 mil candidatos já tendo efetuado o pagamento até o último sábado (10). No entanto, um número expressivo de participantes, estimado em 1 milhão, ainda não realizou este procedimento, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A ministra Esther Dweck enfatiza a importância do pagamento para a efetivação da inscrição: “A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou”. A situação ganha contornos de urgência à medida que o prazo se esgota.

O CPNU destaca-se pela inovação ao permitir que os candidatos concorram simultaneamente a múltiplas vagas, desde que estas estejam agrupadas em um mesmo bloco temático. Esse método possibilita uma gestão mais eficiente das oportunidades, exigindo dos candidatos a definição de suas preferências de cargos no momento da inscrição, o que influenciará diretamente na sua convocação, baseada na pontuação obtida.

O concurso promete ser um marco, com a realização das provas prevista para acontecer simultaneamente em 220 cidades brasileiras no dia 5 de maio. A ministra Dweck ressalta a importância deste evento para a diversificação do serviço público brasileiro: “Se eu fizer um concurso só em Brasília, eu não estou garantindo a diversidade do Brasil para entrar no serviço público brasileiro. Quanto maior a diversidade que a gente tiver, maior vai ser a capacidade de pensar boas políticas públicas”.

De acordo com o ministério, das 2,65 milhões de pessoas inscritas, 517.468 conseguiram a isenção da taxa, evidenciando um esforço governamental para tornar o processo seletivo acessível a um número maior de candidatos.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393