Ministério da Saúde faz recomendações a gestantes para prevenção à varíola dos macacos

Foi emitida pelo Ministério da Saúde uma nota que traz orientações a gestantes, lactantes e com bebês recém-nascidos com relação a varíola dos macacos. Entre elas está o uso de máscara.

A nota também recomenda que este grupo use preservativo em qualquer tipo de contato sexual, que é o principal meio de transmissão da doença. A pasta alerta que casos de monkeypox em grávidas são similares aos de outras pessoas, porém a gravidade pode ser maior.

Continua depois da publicidade

Crianças menores de oito anos e imunossuprimidos também devem ter todos os cuidados de prevenção, pois fazem parte do grupo de risco. Por isso, o Ministério da Saúde também orienta que o diagnóstico desses pacientes deve ser priorizado nos laboratórios.

Gestantes, puérperas e lactantes também devem se manter afastadas de pessoas com febre e lesões na pele. Pessoas com sintomas devem ficar isoladas por um período de 21 dias. Nos casos de gestantes com quadro moderado ou grave de varíola dos macacos, o Ministério da Saúde recomenda que elas sejam hospitalizadas, “levando em consideração maior risco”.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais já tem mais de 60 casos de monkeypox até o momento. Novos casos foram confirmados em Poços de Caldas e Pouso Alegre.

 

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HZW21CYiVop6o8dhXn1EYr