Prefeito de Divinópolis pede que população pague IPVA apenas após próxima gestão assumir o governo

A exemplo do prefeito de Santo Antônio do Monte, Galileu Machado pede que os donos de veículos de Divinópolis não antecipem o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019.

O pedido foi feito na terça-feira (11) após a assembleia geral dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), para tratar do posicionamento dos prefeitos sobre a votação em segundo turno do Fundo Extraordinário do Estado.

Continua depois da publicidade

Segundo o prefeito, muitas pessoas aproveitam o fim de ano para adiantar o pagamento do imposto, porém,  caso seja creditado durante a gestão do atual governador Fernando Pimentel, o medo é de que o repasse não seja feito para o município, a exemplo do que já vem acontecendo.

O pagamento do IPVA em janeiro não trás prejuízos ao proprietário, visto que o desconto de 3% é concedido para pagamento à vista até o vencimento da 1ª parcela, que ocorrerá entre as datas de 10 a 15 de janeiro.

Atualmente, 20% do imposto é direcionado para o Fundo de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), 40% fica em conta do Estado e 40% são creditados em conta do município de licenciamento do veículo.O dinheiro deve ser investido na malha rodoviária, porém, também pode ser empregado em  serviços públicos em geral, como saúde, segurança, educação e mobilidade.

E a previsão é de que Divinópolis receba aproximadamente R$ 70 milhões. O governo de Minas já reteu R$ 100 milhões em repasses de impostos como o Fundeb e o ICMS, que é sobre a circulação de mercadorias.