Rotativo do cartão de crédito representa 10% dos empréstimos em bancos, em junho

O juros do rotativo do cartão de crédito está ainda mais alto e representou 10% dos empréstimos liberados pelas instituições financeiras, em junho. De acordo com ranking do Banco Central (BC), o custo médio do rotativo entre os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Caixa, Itaú-Unibanco, Bradesco e Santander), tem uma taxa que vai de 168,8% a 297,46% ao ano, nesse período.

Segundo o diretor de Economia da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel de Oliveira, o uso dessas modalidades de crédito indica que o endividamento das famílias ainda está alto, e como são linhas fáceis, por serem pré-aprovadas, os consumidores continuam usando mal o cartão.

Continua depois da publicidade

O rotativo do cartão dura 30 dias e é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Segundo o Banco Central, as taxas de juros diferem entre clientes de uma mesma instituição financeira e variam de acordo com fatores de risco envolvidos nas operações, como o valor, o histórico e a situação cadastral de cada cliente e o prazo da operação.