Zema entrega o Grande Colar da Inconfidência ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Foto: Aluísio Eduardo / Digital MG

Foi entregue nessa terça-feira (7), pelo governador Romeu Zema, em São Paulo (SP), o Grande Colar da Inconfidência ao ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. O Grande Colar é a maior honraria entregue pelo Estado de Minas Gerais e é destinada, exclusivamente, aos chefes de Estado e de outros poderes.

Em 2024, o homenageado foi o sociólogo, cientista político e professor Fernando Henrique Cardoso, que foi eleito presidente da República por dois mandatos consecutivos, entre 1995 e 2002.

FHC ganhou notoriedade por ter sido um dos criadores do Plano Real, iniciativa que estabeleceu uma moeda sólida para o Brasil. Seu governo foi um período marcado por trazer ao país um cenário de estabilidade econômica, por reformas na economia, na Previdência Social e na administração pública, além da democratização do acesso às políticas sociais. “Vim a São Paulo para entregar, pessoalmente, o Grande Colar da Inconfidência, a maior comenda do nosso estado, para o presidente Fernando Henrique Cardoso, que há 30 anos iniciou as maiores reformas pelas quais o país já passou” destacou o governador Romeu Zema.

“Dentre as transformações proporcionadas pela gestão de FHC, destaco o fim da inflação com a implantação do Plano Real e também o início das privatizações. Hoje, todo mundo tem o seu telefone graças a este processo que foi iniciado em seu governo”, concluiu.

Desenvolvimento Econômico

Ainda em São Paulo, Zema participou de encontro com empresário e investidores italianos para divulgar as potencialidades de Minas Gerais. O grupo é formado pelas 80 maiores empresas italianas no Brasil que, juntas, são responsáveis pela geração de milhares de empregos no país.

Durante o encontro, o governador apresentou os avanços alcançados nos últimos anos na área do desenvolvimento econômico em Minas Gerais, e mostrou as vantagens de se investir no estado.

Na segunda-feira (6), também na capital paulista, o governador se reuniu com o empresário e cientista político Luiz Felipe D’Ávila, um dos 170 homenageados com a Medalha da Inconfidência em 2024. A solenidade tradicional é realizada em Ouro Preto (MG) anualmente, sempre no dia 21 de abril.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H11