FIFA envia carta à CBF com ameaça de suspensão; Galo pode ficar fora da Libertadores e Cruzeiro da Sul-Americana

A crise institucional vivida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a destituição do então presidente Ednaldo Rodrigues ameaça a participação dos clubes brasileiros nas competições internacionais. O tema foi abordado em uma carta enviada pela FIFA e pela Conmebol nesse sábado (24). O teor do documento foi revelado pelo Uol.

No texto, as entidades pedem que a atual gestão da CBF, presidida por José Perdiz, não marque ou realize eleições. FIFA e Conmebol ameaçam que se o pedido não for acatado, a confederação brasileira perderá os direitos e será suspensa. Com isso, tanto a Seleção Brasileira quanto os clubes ficariam fora de competições internacionais. O Atlético estará na Libertadores de 2024, enquanto o Cruzeiro retorna as competições internacionais em 2024, na Copa Sul-Americana.

Continua depois da publicidade

A FIFA não admite que confederações nacionais sofram interferência externa da Justiça. Ednaldo Rodrigues foi destituído da presidência no dia 7 de dezembro, em decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Na decisão, também foi pedida a realização de uma nova eleição.

Ainda na carta, FIFA e Conmebol revelam que representantes das duas entidades estarão no Brasil no dia 8 de janeiro. A intenção é “examinar a atual situação e trabalhar juntamente para achar uma solução para o atual estado do tema com respeito a aplicação das regras da CBF e da sua autonomia”.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H