Estrutura do MEC passa por modificações e propõe expansão de escolas militares no país

O governo federal anunciou mudanças na estrutura do Ministério da Educação (MEC). Pelas informações, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez criou as secretarias de  Alfabetização e de Modalidades Especializadas de Educação, além da Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares, todas voltadas principalmente para a educação básica.

Segundo o decreto que detalha as atribuições do MEC, a expansão do modelo escolas cívico-militar é baseado no alto desempenho de unidades já existentes. Em Divinópolis já existe uma escola neste modelo, o Colégio Tiradentes.  

Continua depois da publicidade

As duas novas secretarias do MEC foram criadas a partir da extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), sendo que uma delas haverá, entre outras, uma diretoria voltada apenas para pessoas surdas e a outra cuidará da alfabetização não apenas em português e matemática, mas também em novas tecnologias.

Para que essas medidas cheguem às salas de aula, será necessária a participação de estados e municípios, visto que grande parte das matrículas de educação básica acontecem nessas esferas.