Adrenalina e responsabilidade marcam dia a dia de mulheres que dirigem viaturas dos Bombeiros de MG

Dezenas de mulheres do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que dirigem viaturas de grande porte têm que lidar diariamente com a tensão, adrenalina à flor da pele e ter habilidade suficiente para se desvencilhar dos obstáculos diários nas vias para garantir um atendimento de qualidade e salvar vidas.

Sargento Lívia Christina (Bombeiros/Divulgação)

Tive a oportunidade de me especializar e me credenciar na condução de viaturas pesadas. É uma adrenalina intensa, mas temos também uma responsabilidade com as pessoas, tanto da rua quanto com os nossos colegas. Então, ao mesmo tempo que traz essa responsabilidade, traz também um amor, um vínculo da gente com a viatura”, afirma a militar, lembrando que muitas mulheres ficam felizes ao ver que a carreta está sendo conduzida por uma delas.

Continua depois da publicidade

São desafios que a gente vai conseguindo superar e se realizar, incentivando outras mulheres também a entrar para a corporação e dirigir esses veículos pesados”, analisa a militar.

Soldado Paula Renata (CBMMG / Divulgação)

A também soldado Paula Renata de Jesus, que demorou quase dez anos para ingressar no CBMMG, também sonha em conduzir as viaturas de grande porte da corporação.

Tenho vontade de um dia conseguir conduzir essas viaturas. É muito motivador para a gente, para as mulheres e para as crianças que estão vendo (as mulheres dirigindo)”, afirma. Segundo ela, recentemente uma criança esteve no batalhão e ficou surpresa ao saber que ela era bombeira militar. “É um exemplo também para a sociedade”, enfatiza.

Treinamento

A condução dos caminhões requer agilidade, destreza e treinamento intenso para permitir que um veículo, que pode chegar a 30 toneladas, consiga driblar os obstáculos das vias urbanas com segurança e garantir uma resposta rápida a quem necessita de socorro.

Mediante aptidão profissional, os bombeiros militares que irão conduzir viaturas precisam passar pelo Curso de Formação de Condutores, ministrado pela Academia de Bombeiros Militar.

A corporação também oferece o Curso de Condução e Operação de Viaturas (COV). Com duração de 130 horas, o COV ensina aspectos de condução e operação da viatura, deslocamento seguro, segurança nas operações, interpretação dos sensores, noções de mecânica e manutenção de primeiro escalão, uso e emprego da viatura, operação do corpo de bombas e canhão monitor, ligação em série e siamesa, entre outros assuntos.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H