NO AR:

21h às 22h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Dor nas costas é a principal causa de licença no INSS, segundo dados preliminares




O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) divulgou os dados preliminares das principais causas de afastamentos de trabalhadores por adoecimento no trabalho, em 2017. Na relação foram concedidos 197 mil benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados das atividades profissionais. Uma média foi de 539 afastamentos por dia.

Pelas informações, às Lesão por Esforço Repetitivo (LER), provocado pelas tarefas repetitivas que exigem força ou um ritmo de trabalho acelerado, e o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort), causado por postura inadequada, são os que mais afastaram pessoas por mais de 15 dias. Juntos somam 11% de todos os atestados, com pelo menos 22 mil afastamentos.

Dentre essas lesões, a dor nas costas continua sendo o principal adoecimento no trabalho, seguido por lesões nos ombros. Mas além das doenças físicas, entre as 20 principais causas de adoecimentos aparecem “reações ao estresse grave e transtornos de adaptação”, “transtornos ansiosos”, “episódios depressivos”, “depressão recorrente” e “efeito bipolar”. O que indica que as doenças mentais devem ganhar mais atenção, já que juntas, somam pelo menos 12 mil afastamentos.     


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393