Ipem-MG amplia fiscalização de produtos vendidos no final de ano

Com a chegada do Natal e do Ano Novo, os consumidores aumentam significativamente o movimento no comércio. Por esse motivo, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), ampliou, neste mês de dezembro, as fiscalizações de diversos produtos vendidos nesta época do ano.

Mais de 40 mil itens, dentre brinquedos, luminárias, panetones, frutas secas, vinhos e diversos outros produtos foram alvo da fiscalização realizada pelo instituto.

Continua depois da publicidade

O diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, explica que os alimentos para as ceias, como panetone, chester, peru, tender, pernil, espumantes, vinhos, cereais, lentilhas, frutas in natura e secas, devem ser comercializados com a indicação quantitativa de peso ou volume.

Com relação aos brinquedos, é obrigatório que eles possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selo é uma garantia de que o produto não oferece riscos à segurança das crianças, se utilizado de acordo com as recomendações da faixa etária e as instruções de uso.

O Ipem-MG conta com um canal de ouvidoria, no qual o cidadão que desconfiar ou encontrar irregularidades em algum produto pode registrar o fato por meio do fale conosco presente no site do instituto. Também é possível entrar em contato pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou pelo telefone 08000 335 335.