Saque emergencial do FGTS termina nesta quinta (31)

Os trabalhadores só têm até esta quinta-feira para fazer o saque emergencial de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio de conta digital da Caixa Econômica Federal, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. No entanto, muitas pessoas estão sendo vítimas de fraude e tiveram o dinheiro desviado, inclusive para o pagamento de boletos. Em outros casos, o recurso do FGTS simplesmente desapareceu da conta.

Continua depois da publicidade

Há casos em que os trabalhadores só descobriram o golpe ao baixarem o aplicativo Caixa Tem. Ao tentarem registrar o CPF, o sistema avisou que o número já havia sido cadastrado. Ao pedirem senha para acesso, a mesma foi enviada a um e-mail que eles nunca tinham visto.

Especialistas em direito do consumidor alertam, no entanto, que se há vulnerabilidade no aplicativo, a Caixa pode ser responsabilizada. Para isso, as pessoas que se sentirem lesadas devem fazer um Boletim de Ocorrência, registrar uma reclamação no Ministério Público e na própria Caixa. No entanto, se não houver a restituição, o caminho é a via judicial.

Por meio de nota, a Caixa informou que tem adotado uma série de mecanismos para conter a ação de fraudadores e que os trabalhadores devem tomar alguns cuidados como não fornecer senhas e outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos e não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.

Caso o trabalhador ainda queira ter acesso aos recursos deve fazer pedido pelo aplicativo do FGTS até esta quinta-feira, para que a Caixa transfira novamente o valor para a conta digital.